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Alimentação saudável

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

PREFIRA

Leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, carnes magras, óleos vegetais, alimentos cozidos, grelhados ou assados, cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
Ingerir diariamente frutas, verduras e legumes, reduz em até 30% o risco de infarto.

EVITE

Leites e iogurtes integrais, queijos amarelos, manteiga, banha, gordura hidrogenada, carnes gordas, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

1-AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS
Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
2- REDUZA O CONSUMO DE SAL
Reduzir o consumo de sal protege o coração, afasta a obesidade, garante uma vida longa.
3- REDUZA O CONSUMO DE ALIMENTOS GORDUROSOS
A gordura do alimento podese converter totalmente em gordura corporal. Assim, é fundamental controlar a ingestão gordura saturada (que se solidifica quando fria).Isso é tão importante quanto reduzir calorias.Coma alimentos pobres em gordura.
4- BEBA BASTANTE ÁGUA
Beba bastante água para hidratar-se.
5- ALIMENTE-SE COM MAIS FREQUENCIA E EM MENOR QUANTIDADE.
Coma pequenas quantidades regularmente, faça de 5 a 6 refeições por dia.
6- REDUZA O CONSUMO DE DOCES, BISCOITOS, REFRIGERANTES, BOLOSE OUTROS ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR.
Evite ao máximo os doces feitos com açúcar e gordura saturada devem ser evitados.
7- PROCURE CONSUMIR LEITE DESNATADO E DERIVADOS.
É um alimento rico em proteínas e cálcio.
8- APRECIE SUA REFEIÇÃO.
Habitue-se a comer bem devagar, mastigar bastante, fique tranqüilo e relaxado, evite falar de problemas, concentra-se nos alimentos. Faça um prato colorido.
9- MANTENHA SEU PESO DENTRO DOS LIMITES SAUDÁVEIS.
Procure manter seu peso e alimentar-se com refeições coloridas sempre incluindo verduras, frutas e legumes e em horários regulares.
10- PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
Caminhe três vezes na semana e faça exercícios regularmente, porém consulte um médico anteriormente.

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