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Peso Corporal e Hormônios.

Você sabia que não basta se alimentar saudavelmente sem se preocupar com produção de hormônios e horários?

Vários hormônios produzidos pelo organismo humano tem controle sobre o peso corporal vamos falar sobre os produzidos no trato gastrointestinal que tem relação com o metabolismo e manutenção do peso corporal:

– Hormônio GLP-1: Produzido e liberado no final do intestino delgado atua no pâncreas protegendo-o e aumentando o poder de ação da insulina, o que favorece o emagrecimento. Reduz o esvaziamento do estômago e atua no cérebro o que causa saciedade.
O consumo de alimentos ricos em fibras é fundamental para sua produção, assim consuma alimentos integrais (pães, biscoitos, torradas) frutas com cascas, verduras cruas, o organismo sente menos fome e ajuda no emagrecimento.

– Hormônio Grelina: Produzido no estômago quando está vazio, por estarmos muito tempo sem comer, ele aumenta a fome e diminui a utilização da gordura corporal como fonte de combustível guardando a mesma como reserva, dificultando o emagrecimento.

Este hormônio também é inibido pela alimentação excessiva antes de dormir, atrapalha a produção do hormônio do crescimento.

O hormônio do crescimento para o adulto tem ação importante na manutenção da massa muscular e queima da gordura corporal. A falta da Grelina inibe a produção do hormônio do crescimento ocorrendo perda de massa muscular e ganho de peso.
O ideal é não ir dormir com fome, opte por uma alimentação leve (verduras, legumes, uma porção de carne magra, fruta) e ir para a cama dormir pelo menos de 2 a 3 horas após a refeição noturna.

O importante é ingerir alimentos fracionados e em pequenas quantidades para manter ou perder peso.

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